O
meu objetivo em a publicar este trabalho (link ativo no final do texto) no Blog é de compartilhar este projeto
de inovação elaborado pelos técnicos do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) na gestão dos resíduos sólidos
urbanos, que está seguindo a metodologia ativa de aprendizagem disposto em
nosso Blog.
Neste âmbito, o PCSS (Programa de Coleta Seletiva Solidária) tornou-se obrigatório a partir da aprovação do Decreto Estadual 40.645 de 2007, instituindo a separação dos recicláveis na fonte geradora para as cooperativas de catadores para que os comercializem nas indústrias, proporcionando inclusão social, trabalho e renda, além de contribuir com a diminuição dos impactos depreciativos ao meio ambiente. Este processo, utiliza vários eixos em sua implantação, e um dos mais importantes é a parceria da SEEDUC, garantindo a escola uma função estratégica que irá assegurar o seu compromisso de multiplicadora do conhecimento, tornando-se não só compromissada com os seus alunos, mas com o seu entorno, e com a Sociedade em geral.
Neste âmbito, o PCSS (Programa de Coleta Seletiva Solidária) tornou-se obrigatório a partir da aprovação do Decreto Estadual 40.645 de 2007, instituindo a separação dos recicláveis na fonte geradora para as cooperativas de catadores para que os comercializem nas indústrias, proporcionando inclusão social, trabalho e renda, além de contribuir com a diminuição dos impactos depreciativos ao meio ambiente. Este processo, utiliza vários eixos em sua implantação, e um dos mais importantes é a parceria da SEEDUC, garantindo a escola uma função estratégica que irá assegurar o seu compromisso de multiplicadora do conhecimento, tornando-se não só compromissada com os seus alunos, mas com o seu entorno, e com a Sociedade em geral.
Assim, esta proposta busca a
participação ativa e efetiva de todos os envolvidos, diferenciando-se do modelo tradicional, e dá estímulo ao conhecimento dos problemas na reciclagem dos inservíveis,
tornando o aluno um futuro cidadão e um protagonista eficiente no seu processo
de formação.
O
Programa está sendo implantado desta forma:
Primeira
fase: nas Autarquias Públicas;
Segunda
fase: através da SEEDUC onde os alunos irão tornar-se conscientes e poderão
exercer o processo de ação-reflexão-ação pois, terão contato não só com a leitura
mas com o elo fundamental de todo o processo que será o engajamento de toda a
comunidade através da Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam Bem-Vindos ao Nosso Blog!!!