quarta-feira, 4 de junho de 2014

Como separar o lixo reciclável

Erros comuns comprometem a coleta e são cometidos pelos cidadãos que acham que estão colaborando com a destinação correta do lixo. Em Curitiba, das 100 toneladas coletadas diariamente pelos caminhões especiais, 30 toneladas não são encaminhadas para a reciclagem.

No cotidiano, sempre temos dúvidas na hora de decidir o que vai para o “Lixo que não é lixo” ( - lixo que pode ser reciclado) e o que pode ser encaminhado para o aterro sanitário. É preciso lavar as embalagens? Se o papel molhou ele não pode ser reciclado? As dúvidas acabam levando à separação incorreta dos resíduos e representam custos adicionais. Mas então precisa lavar as embalagens? Não, necessariamente. No caso de garrafas e caixas de leite, por exemplo, basta virá-las e deixar escorrer o conteúdo antes de colocar na sacola. Usar água potável para limpar vasilhas destinadas à reciclagem é uma atitude controversa. Na maioria dos casos, representa desperdício de um recurso tão vital e caro. O ideal é que a água de reuso – como aquela que sai da máquina de lavar roupas – seja destinada para limpar embalagens, como frascos de molho de tomate, pois no momento do reaproveitamento, os materiais serão higienizados.
Dicas:
Veja como é fácil separar corretamente o lixo:
• Para afastar insetos, deixe o lixo armazenado em um recipiente fechado. É importante tampar a garrafa PET.
• Vidros quebrados, lâminas de barbear e outros materiais cortantes ou perfurantes devem ser colocados dentro de caixas ou enrolados em folha de jornal, para não ferir os coletores.
• A caneta estourou? Não coloque no lixo a ser reciclado. Mas quando a tinta acaba, basta separar as partes, jogar o tubo de tinta no lixo convencional e o plástico no reciclável.
• Há coleta específica para recolher restos de jardinagem, materiais de construção e animais mortos, desde que dentro de limites considerados não-comerciais. Solicite o serviço pelo telefone 156.
• Papel sujo não pode ser reciclado. Mas papel apenas molhado, pode. Então, se o lixo que você colocar em frente de casa tomar chuva, não há problema.
• Não adianta mandar roupas no Lixo que não é lixo achando que elas serão doadas ou reaproveitadas. Além de não serem recicladas, as roupas acabam sendo levadas para o aterro.
• Nem todo vidro é reciclável. O caminhão não leva vidro de janela nem lâmpadas (que são consideradas tóxicas). Também latas de tinta não devem ser colocadas entre os materiais a serem reciclados. Caixa de pizza sem gordura pode ser reaproveitada, mas se o queijo grudou ou a gordura escorreu, coloque no lixo convencional.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1452273#ancora - acesso em 04/06/14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-Vindos ao Nosso Blog!!!