sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lixo Eletrônico e seu Descarte

Lixo Eletrônico é todo resíduo material que produzimos quando descartamos equipamentos eletrônicos. Ele é composto de artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros. São considerados lixos eletrônicos também artigos elétricos de casa, como geladeiras, microondas e o que mais você usar em casa que, descartados, podem poluir o planeta.
Para se ter ideia, os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo. No Brasil (2012), descartamos em média 0,5 quilo de lixo por pessoa ao ano, o que nos torna líderes entre os países emergentes na produção de lixo eletrônico.
Esse lixo pode ser considerado valioso quando descartado em lugares apropriados, ou perigoso quando descartados de forma incorreta, pois na sucata eletrônica encontramos substâncias químicas em sua composição como:  chumbo, cádmio, berílio, ferro, mercúrio, etc. 
O mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado. Já o chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, consequentemente, à morte.
Componentes do Computador
Assim, além de contaminar o meio ambiente (solo, água) tais substâncias químicas podem contaminar os seres vivos, inclusive pessoas que coletam produtos nos lixões, terrenos baldios e nas ruas.
Para não causarmos a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é que façamos o descarte do lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem. Os celulares e suas baterias podemos entregar nas empresas de telefonia celular para que elas encaminham estes resíduos de forma correta não causando danos ao meio ambiente. Outra forma é fazer a doação de equipamentos em boas condições e, que não usamos mais, para entidades sociais (ONGS, por exemplo) que atuam na área de inclusão digital. Além de não destruirmos o meio ambiente, estaremos sendo solidários com aqueles que precisam.

Referências:
http://www.e-lixo-rj.com.br/ , acesso em 18/04/2012
http://www.tecmundo.com.br/ , acesso em 11/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-Vindos ao Nosso Blog!!!