Lixo de brasileiros em 2022 equivale a 85 milhões de carros populares
Em média, cada pessoa produziu mais de 380 quilos de lixo por ano, de acordo com levantamento sobre resíduos sólidos no país.
Para onde vai o lixo
O relatório mostrou ainda que a maior parte dos resíduos sólidos urbanos no Brasil é encaminhada para aterros sanitários – no ano passado, 46,4 milhões de toneladas tiveram a destinação ambientalmente adequada.
No entanto, em todo o país, 39% do lixo coletado (quase 30 milhões de toneladas) foram destinados a áreas inadequadas, como lixões, que seguem operando em todas as regiões. No Norte e no Nordeste, cerca de 63% dos resíduos foram parar em locais como esses.
A projeção da Abrelpe é que o potencial de descarbonização na destinação final de resíduos sólidos urbanos, considerando o alcance das metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos para 2040, é de 30,1 milhões de toneladas de CO2 equivalente.
Também conhecido por Planares, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, instituído em 2022, traça um caminho para materializar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com diretrizes e estratégias para melhorar a gestão do setor no Brasil.
Entre as ações previstas, estão por exemplo o encerramento de todos os lixões e a recuperação de 50% do lixo em 20 anos, por meio de reciclagem, compostagem, biodigestão e recuperação energética.
Fonte:
https://exame.com/ciencia/lixo-de-brasileiros-em-2022-equivale-a-85-milhoes-de-carros-populares/